JESUS CRISTO ABRE CAMINHOS PARA SEGUIRMOS EM FRENTE
Artigo semanal de Dom Severino reflete sobre a quaresma
Por PASCOM . dia em Notícias da Igreja
Artigo semanal do Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, OFM
Publicado no Jornal O Maringá, 18.02.2024
Quaresma, tempo para fortalecer o amor social
Iniciamos o tempo da Quaresma. São quarenta dias de avaliação humana, espiritual e social em nossa vida. A missão apaixonante de Jesus Cristo neste mundo foi anunciar o Reino de Deus. Preparou seus discípulos para serem instrumentos e testemunhas autênticas dos sinais desse reino de paz e amor social. Apenas os batizados que seguem o Evangelho na família, no mundo do trabalho, da educação, das comunicações, vivendo a verdade, gerando amizade social podem ser chamados de cristãos.
Quaresma, tempo de conversão, nos proporciona para avaliar nossa vida pessoal e social se somos cristãos de fato, ou feitos cristãos automaticamente. O ser humano não se enquadra no automatismo, “sempre foi assim, é melhor o passado”. Esses vivem da saudade e se escondem nas nuvens de um passado que nunca mais volta. Jesus Cristo abre caminhos para seguirmos em frente. Entramos no tempo propício para caminhar, ouvir, refletir, confessar-se, orar, celebrar a amizade entre vizinhos e comunidade ao redor da palavra que orienta e salva a humanidade.
A temática quaresmal para esse ano gira em torno da amizade social: “Fraternidade e amizade social”, com o lema de inspiração bíblica: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).
Somos filhos do mesmo Criador que gera vida pela amizade. Deus faz uma aliança de amizade para com suas criaturas: “Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca” (Gn 9,9-10).
Retornar ao desejo de Deus é um processo de conversão que gera vida nova, relação fraterna, cuidado humano, nova relação social entre os povos. Iniciamos o caminho de conversão, seguindo o exemplo de Jesus que vai ao deserto para orar. A oração é o primeiro passo para obter êxito na missão. Seja qual for a nossa missão na família, no trabalho, na vida de Igreja. Tudo se inicia pela oração sincera e autêntica. A atitude orante gera crescimento, evolução na vida pessoal, familiar e social. As coisas andam interligadas, família e sociedade. Sem um olhar crítico para as relações sociais, não conseguiremos entrar na dinâmica da conversão, portanto, não celebraremos a Páscoa.
Sabemos que os tempos atuais trazem sofrimentos, angústias, divisões. Quaresma é o tempo para resolver as questões de litígio, seja na família ou na sociedade. Conversão é ultrapassar as manias soberbas, egoístas, que nos separam de Deus. “No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão, a saber, aos que foram desobedientes antigamente, quando Deus usava de longanimidade, nos dias em que Noé construía a arca” (1Pd 3,19-20). As dores nos levam a espelhar os sofrimentos de Cristo para aumentar a nossa fé e esperança.
São Pedro nos chama para uma revisão profunda de vida e retornar à fé original, segundo a Boa Nova. A falta de cuidado provoca desequilíbrios e possíveis desastres ecológicos. Deus perdoa, mas a natureza não é tão misericordiosa assim. Eis a razão que nos leva ao deserto neste tempo quaresmal para superar as tentações, as mesmas que Jesus sofreu, mas venceu todas elas.
Que neste tempo quaresmal, aprofundemos a vida de oração, amizade para com Deus; o jejum, busca do autocontrole pessoal, vida em Deus e amizade com as pessoas que estão ao nosso redor; a caridade, o cuidado e acolhimento dos caídos, abandonados, excluídos da sociedade, os preferidos de Deus.
Quaresma, tempo de conversão para recuperar o amor social para a feliz saudação na manhã da Páscoa: “A paz esteja convosco”.
Olá, deixe seu comentário para JESUS CRISTO ABRE CAMINHOS PARA SEGUIRMOS EM FRENTE