PRODUÇÃO DA VIRGEM DE GUADALUPE CHEGA NAS TELONAS
Em Maringá haverá apenas duas exibições nos dias 06 e 07/5
Por PASCOM . dia em Utilidade Pública
Rodado no México, Espanha, Estados Unidos e Alemanha, o docudrama “Guadalupe: Mãe da Humanidade” estreia no Brasil no próximo dia 2 e traz testemunhos e uma recriação ficcional do relato original das cinco aparições da Virgem de Guadalupe, vivida pela atriz Angélica Chong, ao indígena asteca Juan Diego, interpretado pelo ator Mario Alberto Hernández.
Nossa Senhora de Guadalupe apareceu a Juan Diego em 1531, no México, e pediu que ele procurasse o arcebispo dom Juan de Zumárraga e lhe dissesse que ela queria que um santuário fosse construído naquele local, no Monte do Tepeyac . O religioso pediu então uma prova de que aquela seria realmente uma mensagem da Virgem.
Nossa Senhora teria, diante disso, pedido que Juan Diego recolhesse algumas rosas. Ele achou estranho, porque era inverno, mas para sua surpresa o local estava todo florido. Juan Diego colheu as flores, colocou-as dentro de seu manto e levou-as ao arcebispo. Quando o indígena abriu a tilma, lá estava estampada a imagem da Virgem.
Quem dirige e produz o documentário é o espanhol Andrés Garrigó. “Minhas produções são focadas na temática católica, de conteúdo familiar e valores cristãos. Durante esses 24 anos, fiz programas de TV, documentários, curtas e, mais recentemente, longas. São mais de 330 projetos”, comenta.
Garrigó deseja que o filme “toque muitos corações e vidas, que as pessoas se alegrem e recebam o consolo da Virgem e que haja amor e esperança”. “Que ela seja inspiração. Essa aparição ocorreu há 500 anos, mudou a vida de um continente e sua forma de viver e fortaleceu a fé. Espero recriar no coração das pessoas de hoje o efeito maravilhoso que as aparições da Virgem de Guadalupe tiveram no México em 1531”.
Ele ressalta que a Virgem tem muitos aspectos, mas sem dúvida é o único caso em que ela deixa uma foto sua plasmada em uma tela em um manto que dura há mais de 500 anos, e alguns símbolos tiveram que esperar cinco séculos para serem decifrados, como suas pupilas que refletem os 13 personagens que assistiram àquele evento milagroso, quando Juan Diego entrega as flores.
Garrigó sustenta que “em ambos os olhos os personagens ocupam as mesmas posições relativas. O resultado surpreendente por si mesmo, elimina a possibilidade de fraude”.
Angela Morais, CEO da Kolbe Arte, considera que “a aparição de Guadalupe desafia a ciência, uma vez que a imagem replicada na tilma de Juan Diego não tem explicação científica”. “O tecido do manto não se decompõe e perdura por séculos”, comenta.
Garrigó sustenta que “em ambos os olhos os personagens ocupam as mesmas posições relativas”. “O resultado, surpreendente por si mesmo, elimina a possibilidade de fraude”.
O casal Juliano e Letícia Cazarré se consagrou à santa quando a mulher estava grávida de sua quinta filha, Maria Guilhermina, antes mesmo de ter conhecimento do diagnóstico da criança, que tem anomalia de Ebstein, uma cardiopatia congênita.
Fatos sobre a tilma de Juan Diego
A tilma vestida por Juan Diego era confeccionada de fibras de cacto e tinha uma superfície rugosa, menos onde a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe apareceu. Nesse local, o tecido parece uma seda, macia e suave ao toque.
Até o momento, foram feitos quatro estudos sobre a imagem e nenhum respondeu ao mistério da aparição da pintura. O manto não apresenta pinceladas e sua coloração não continha elementos animais ou minerais.
As 46 estrelas que estão no manto fazem parte das 12 constelações principais e do planeta Júpiter, que se encontravam no céu do México no momento da impregnação, que aconteceu às 6h45 do dia 12 de dezembro de 1531. (AED)
Em Maringá o filme dublado será exibido apenas nos dias 06 e 07/5 (próximas segunda e terça) no Cine Araújo, localizado no Shopping Catuaí na sessão das 19h.
Fonte: O TEMPO
Olá, deixe seu comentário para PRODUÇÃO DA VIRGEM DE GUADALUPE CHEGA NAS TELONAS